Não são raros os casos em que trabalhadores possuem 02 empregos, ainda mais com o atual cenário econômico do nosso país!
Mas… será que quem trabalha em dois empregos pode se aposentar mais cedo?
Quando o trabalhador exerce mais de um trabalho e, consequentemente, tem mais de um salário de contribuição no mesmo mês, nós dizemos que ele possui “atividades concomitantes”.
Geralmente os profissionais que possuem dois empregos trabalham em escala 12×36 e em sua maioria são, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, professores, dentistas, profissionais de T.I, etc.
Contudo, respondendo a resposta para a pergunta em tela é: NÃO, você não pode se aposentar mais cedo trabalhando em dois empregos!
Mas fique tranquilo, nem tudo está perdido!
Ao exercer duas atividades simultâneas os salários poderão ser somados para o cálculo do valor do benefício de aposentadoria a ser pago pelo INSS, deste modo, o valor recebido a título de aposentadoria será maior!
Porém, importante dizer ainda que se você trabalhava em dois empregos e teve sua aposentadoria concedida nos últimos anos, você deve ficar atento e verificar se o cálculo do seu benefício foi feito corretamente, haja vista que o INSS até junho/2019, não aplicava essa forma de cálculo e não realizava a soma desses salários de contribuição, o que resultava valores mais baixos de aposentadoria para o segurado.
Portanto, se o seu cálculo estiver errado, você poderá procurar uma advogada especialista em Direito Previdenciário para ingressar com ação revisional de aposentadoria. Sendo julgado procedente a ação revisional o INSS irá ajustar o valor da sua aposentadoria no valor correto e ainda deverá pagar todo o valor não pago de forma RETROATIVA!