O CadÚnico permite o registro dos dados coletados nos formulários principal (caderno verde), avulsos e suplementares.
Neste sentido, é de suma importância que ao entrevistar as famílias, as equipes de trabalho observem os conceitos operacionais do Cadastro Único para que as informações coletadas da melhor forma possível.
Conheça alguns conceitos fundamentais
- Família:
Todas as pessoas que moram no mesmo domicílio e dividem renda ou despesas
- RF – Responsável Familiar:
Deve ser um dos membros da família, preferencialmente mulher com idade mínima de 16 anos. E ela que irá prestar as informações da família, que serão registradas no Cadastro Único.
- RL – Representante Legal:
O RL é uma pessoa que não é integrante da família portanto NÃO é considerada como Responsável Familiar, porém possui atribuição legal para representar. O RL deve garantir que as informações prestadas sobre a pessoa ou a família durante a entrevista são verdadeiras, tanto no ato da inclusão cadastral como durante atualização dos dados.
- Renda:
Toda e qualquer remuneração recebida pela pessoa, seja de trabalho formal, informal ou de outras fontes, como por exemplos benefícios previdenciários e doações regularmente recebidas pelas pessoas da família, entre outros.
- Autodeclaração:
Somente serão registradas no Cadastro Único as informações que a família disser. O entrevistador deve respeitar isso e não mudar nada do que foi falado.
- Cadastro atualizado:
Aquele que reflete a situação socioeconômica mais recente da família. Por isso, os dados precisam ser atualizados sempre que houver mudanças na família. Se não houver mudanças, as informações devem ser confirmadas, no máximo, a cada dois anos.
Procure sempre uma advogada especialista caso tenha dúvidas sobre o tema!