Em data de 17 de março de 2023 saiu a Nova Medida Provisória 1164/2023. Entre as diversas medidas foi revogado a concessão de crédito consignado para benefícios assistenciais como é o caso do BPC/LOAS que havia sido autorizado pela MP 1106/22.
Confira o que dispõe o Art. 6º acerca do tema:
“Art. 6º Os titulares de benefícios de aposentadoria e pensão do Regime Geral de Previdência Social poderão autorizar que o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS proceda aos descontos referidos no art. 1º e, de forma irrevogável e irretratável, que a instituição financeira na qual recebam os seus benefícios retenha, para fins de amortização, valores referentes ao pagamento mensal de empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e operações de arrendamento mercantil por ela concedidos, quando previstos em contrato, na forma estabelecida em regulamento, observadas as normas editadas pelo INSS e ouvido o Conselho Nacional de Previdência Social”.
Se ficou com alguma dúvida, procure uma advogada especialista! Se gostou do nosso post, deixe o like e compartilhe com os amigos!