As Contribuições em atraso no INSS atualmente é um dos assuntos mais polêmicos e mais controversos no direito previdenciário.
No post de hoje iremos lhe dar 3 Razões para pagar as contribuições em atraso no INSS, confira!
1) Antecipação de benefício:
O pagamento em atraso pode antecipar a concessão do benefício, proporcionando ao segurado mais tempo de contribuição. Contudo, é fundamental uma análise cuidadosa antes do requerimento, observando requisitos como idade mínima, pois algumas regras podem demandar esse critério.
2) Benefício com valor mais alto:
O valor do benefício concedido com contribuições em atraso pode resultar em uma Renda Mensal maior do que a obtida sem esse recolhimento. O cálculo pode ser impactado positivamente, aumentando a média das contribuições, o coeficiente de cálculo ou o fator previdenciário, entre outros.
3)Acesso a mais regras:
Algumas regras previdenciárias exigem um tempo específico de contribuição na data da Reforma da Previdência. Caso o segurado não observe essas regras, mesmo cumprindo o tempo exigido futuramente, ele pode perder acesso a benefícios específicos.
Ainda, importante ressaltar que o recolhimento em atraso atualmente é possível apenas para regras de direito adquirido, Pedágio 50%, e Pedágio de 100% em âmbito judicial.
A análise cuidadosa dessas possibilidades pode representar um excelente custo-benefício em muitos casos, portanto, procure sempre uma advogada especialista em Direito Previdenciário de sua confiança para realizar as contribuições em atraso!
Se gostou do nosso post, deixe o like e compartilhe com alguém que precisa saber dessas informações!