APOSENTADO, CUIDADO COM O GOLPE DO CRÉDITO CONSIGNADO!
Não é incomum aposentados e pensionistas do INSS sofrerem descontos desconhecidos e indevidos em seus benefícios. E o pior, não saberem sequer a origem de tais descontos!
Assustadoramente, essa situação aumentou muito nos últimos tempos.
Geralmente, os beneficiários do INSS têm o nome vinculado a um empréstimo do qual não receberam nenhum crédito, ficando só com as parcelas a serem quitadas.
DOUTORA, E COMO ESTE GOLPE É APLICADO?
O aposentado faz um empréstimo consignado e, antes de pagar a última parcela, a instituição o renova automaticamente, sem a autorização do beneficiário. Muitos aposentados não fazem controle e por isso não percebem que estão pagando várias parcelas além do que foi negociado originalmente.
Fique alerta! Confira mensalmente o histórico de créditos e proteja seu benefício.
Se você identificou que alguém fez o empréstimo sem seu consentimento, você deve tomar as seguintes providências:
Registrar um boletim de ocorrência (ou TCO) na polícia civil da sua região;
Com o B.O, é necessário fazer uma reclamação na ouvidoria da Previdência Social (INSS) pelo número 135 ou no link referente à Ouvidoria;
Abra uma reclamação no Banco Central através do número 145 ou pelo site da instituição;
Também abra uma reclamação no Procon local ou no site consumidor.gov.br.
Destaca-se ainda que é importante entrar em contato com o banco ou financeira a qual pertence o débito do empréstimo consignado para registrar a reclamação, pois é direito do consumidor ter acesso a todo o histórico de solicitações.
Caso nenhuma das alternativas acima gere resultados para tentar o ressarcimento ou cancelamento das cobranças, procure uma advogada especialista em Direito Previdenciário para mover uma ação judicial!