Doutora, eu trabalhei muitos anos com registro na carteira de trabalho e agora virei MEI, posso me aposentar? Os períodos em que trabalhei com carteira assinada irão contar para a minha aposentadoria?
Essa é uma dúvida muito comum do trabalhador que começa a empreender. O receio de perder todo o tempo de carteira assinada é muito grande e por muitas vezes o empreendedor deixa de abrir um MEI por ter essa dúvida!
Deste modo, no post de hoje iremos falar alguns direitos do MEI, como funciona a sua aposentadoria e também sobre a pergunta em tela: Os períodos em que trabalhei com carteira assinada irão contar para minha aposentadoria?
Antes de respondermos à questão, confira alguns benefícios previdenciários do MEI:
1 – Aposentadoria por idade;
2 – Auxílio por incapacidade temporária;
3 – Salário-maternidade;
4 – Pensão por morte;
5 – Auxílio-reclusão.
Portanto, fica evidente que o MEI pode se aposentar, contudo, só poderá se aposentar por idade, caso ele pretenda se aposentar pelas Regras que observam o tempo mínimo de 35 anos para homens ou 30 para as mulheres, bem como as regras de pedágio ele precisará complementar a alíquota pagando a diferença de 15% sobre o salário-mínimo, uma vez que ele recolhe com alíquota de 5%.
Agora, respondendo à questão em tela, você NÃO PERDERÁ os períodos em que trabalhou com carteira assinada, tendo em vista que, na aposentadoria são computados os períodos contribuídos nas diferentes categorias de segurado: contribuinte individual, facultativo, empregado, MEI.
O ideal, é caso você tenha dúvidas, procurar assessoria de uma advogada especialista em Direito Previdenciário da sua confiança, ela poderá fazer também um planejamento de aposentadoria para você saber como ter o melhor custo benefício na hora de você se aposentar!