São inúmeras as confusões causadas por falsas informações sobre regras previdenciárias que circulam por aí e tem cidadão perdendo direitos e dinheiro por conta disso!
Não é novidade que a legislação previdenciária está sempre se atualizando ao longo dos anos, deste modo, algumas questões podem ficar ainda mais confusas e até influenciar no futuro e na qualidade de vida das pessoas.
Deste modo, no post de hoje iremos falar para você as 5 mentiras mais comuns que te contam sobre os benefícios do INSS, confira:
- Quem recebe pensão por morte não pode se casar novamente
Não existe essa proibição. Se a pessoa é pensionista do INSS e o primeiro esposo ou esposa falece, não existe nenhum impeditivo na lei para que se case novamente ou formalize uma união estável.
- Só pode ter um BPC/LOAS por família
É possível, sim, ter mais de um Benefício de Prestação Continuada no mesmo grupo familiar. Isso porque não entrará mais para o cálculo os benefícios de até um salário-mínimo pago pelo INSS.
- Não existe mais aposentadoria por tempo de contribuição
Existe sim! O contribuinte que já tem o tempo de contribuição para se aposentar tem direito adquirido! Ainda, poderá entrar em alguma das regras de transição!
- Não pode receber pensão por morte e aposentadoria ao mesmo tempo
É possível receber pensão por morte juntamente com a aposentadoria. Porém, um benefício vai ser pago de forma integral e o outro precisará de um cálculo para determinar o valor concedido.
- Quem fica desempregado perde automaticamente todos os direitos no INSS
O período de graça nada mais é do que o tempo definido em lei que você deixa de contribuir para o INSS, mas que ainda mantém a qualidade de segurado, portanto, tem direito aos benefícios do INSS!
Procure sempre uma advogada especialista caso tenha dúvidas sobre o tema!