Se você está recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pode ser elegível para receber a Pensão por Morte, desde que atenda aos requisitos do benefício previdenciário. No entanto, não é possível receber ambos os benefícios simultaneamente, sendo necessário escolher qual dos proventos é mais vantajoso para você.
Para ajudá-lo a decidir, apresentamos aqui uma comparação básica e clara entre os dois benefícios.
O BPC-LOAS é um benefício assistencial pago pelo Governo Federal a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de baixa renda. Ele garante um salário mínimo mensal para ajudar no sustento do beneficiário e da sua família.
Já a Pensão por Morte é um benefício previdenciário pago aos dependentes do segurado falecido. Ele garante uma renda mensal aos cônjuges, filhos menores de idade ou inválidos e aos pais do segurado, desde que comprovem dependência econômica.
Embora ambos os benefícios tenham seus méritos, é importante avaliar cuidadosamente a sua situação, tendo em vista que, se você é idoso e vive sozinho, o BPC-LOAS é o ideal para você, pois garante um salário mínimo para ajudá-lo a pagar as despesas básicas.
Por outro lado, se você era dependente do segurado falecido, a Pensão por Morte pode ser a melhor opção para você. Ela pode garantir uma renda mensal mais alta e, em alguns casos, até mesmo o direito de acumular outros benefícios previdenciários, além de receber o 13º Salário, coisa que não acontece com o BPC/LOAS!
Procure sempre uma advogada especialista em Direito Previdenciário de sua confiança caso tenha dúvidas acerca do tema! Se gostou do nosso post, deixe o like e compartilhe com os amigos!