Esse procedimento tem como objetivo analisar a capacidade de trabalho do segurado, verificando se ele está apto para desempenhar suas atividades habituais.
Para isso, é necessário que o segurado apresente laudos e documentos que comprovem sua condição de saúde, os quais serão avaliados pelo profissional do INSS.
Durante a avaliação médica, o médico realizará uma análise clínica, examinará os resultados de exames e fará perguntas sobre o histórico médico e profissional do indivíduo.
Com base nessas informações, será emitido um parecer que determinará se há ou não incapacidade para o trabalho, bem como a duração dessa incapacidade.
Dependendo do resultado, o segurado poderá ter acesso a benefícios previdenciários, como auxílio por incapacidade temporária, aposentadoria por incapacidade permanente e auxílio por incapacidade temporária acidentária.
É importante, portanto, se preparar para a avaliação médica, apresentando toda a documentação médica necessária e comparecendo no local designado com pontualidade e tranquilidade.
Procure sempre uma advogada especialista em Direito Previdenciário caso tenha dúvidas sobre o tema! Se gostou do nosso post, deixe o like e compartilhe com os amigos!
Prepare-se adequadamente! Procure um especialista em Direito Previdenciário.